sábado, 8 de agosto de 2015

Não faças parte do problema, faz parte da solução.


Existe cada vez mais a tendência de, perante um obstáculo, reagirmos de uma forma resignada, como se de uma pedra sobre os nossos ombros se abatesse e nos impedisse de mover. Cruzamos os braços e, inevitavelmente, criticamos o obstáculo, o problema, até à exaustão. Como se de alguma forma, o problema se fosse resolver magicamente através do nosso contínuo remoer sobre a situação.
Os norte-americanos têm uma forma um pouco mais radical de ver as coisas: ou és parte do problema ou és parte da solução. Aqui não existe neutralidade. Se encontras um obstáculo no caminho para os teus objectivos procuras solucionar, nem que seja contornando a pedra gigantesca que se desmoronou no caminho. Eu gosto de assumir uma posição um pouco menos agressiva mas igualmente eficaz: não faça parte do problema, faça parte da solução.
O que significa isto pragmaticamente? Que ao enfrentar um problema, ao invés de nos vitimizarmos ou entrarmos na rotina da tristeza e da desilusão, procurarmos ver o problema de outra perspectiva. Porque ao entrarmos nessa rotina de vitimização e de lançar as mãos ao ar, estamos efectivamente a tornarmos-nos parte do problema. E geralmente a piorá-lo. Contudo, se não olharmos o problema como uma pedra indestrutível mas antes como uma matéria-prima para trabalhar uma estátua, por exemplo, passamos a fazer parte da solução. E, subitamente, o problema torna-se uma oportunidade. Estranho, não é? Não tanto quanto possas pensar.
Ao pensar produtivamente, estás a trabalhar a tua assertividade, a tua criatividade e uma data de outras funcionalidades que vêm incorporadas no teu cérebro. As tuas capacidades estão a ser testadas, mas ao recusares-te fazer parte do problema e, ao invés, centrares todo o seu potencial na solução irás, efectivamente, transformares-te. E acredita, tens muitas mais potencialidades e capacidades dentro de ti do que simplesmente encostares-te a um canto a lamuriares-te. Não acha que este é um desperdício da tua energia? Agora imagina focalizá-la na solução. A pedra no caminho não tem qualquer hipótese.

Por isso, revê a tua vida, identifica problemas e foca-te nas soluções. Identifica os teus padrões de resposta e de comportamento e muda-os. A tarefa não é fácil mas garanto que os resultados valem a pena. E passas a ser uma pessoa muito mais feliz, que ao olhar para a pedra passa a ver peças de arte ao invés de pesadelos. 

Sem comentários: